O núcleo de Itaipu da Rede Ecológica surgiu do interesse de moradores da região em consumir produtos agroecológicos.
Aprendemos que a Rede Ecológica é mais do que um grupo de compra coletiva de produtos agroecológicos, ela é um movimento social que trabalha com a afirmação da agroecologia e do consumo consciente através da formação de uma rede que conecta produtores e consumidores para construirem uma logística de acesso, divulgação e fortalecimento das políticas públicas relacionadas a agroecologia.
Alguns dos integrantes já faziam parte de outros movimentos sociais semelhantes ou praticavam em sua rotina a agroecologia e também a permacultura. A formação deste núcleo contribuiu pra a construção de novos encontros entre essas pessoas e facilitou o acesso a sementes e alimentos livres.
Nosso primeiro e segundo ano foi na Escola Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, fazer a rede dentro deste espaço público foi fruto de mobilização do grupo junto a direção da escola que ja contava com projetos interessantes como a Agrofloresta Escolar e o Talentos da sucata.
Para não sobrecarregar os funcionários da escola decidimos mudar para a Biblioteca do Engenho do Mato BEM), que não exigia que nenhum funcionário tivesse que abrir aos sábados. Desde a época do Alcina, nós criamos uma rede de trocas, que depois passou a se chamar Quintais que produzem onde trocamos os excedentes de nossa produção domiciliar.
Passamos por altos e baixos desde a nossa criação com a saída e a entrada de integrantes que trabalhavam muito ou que não entenderam o propósito da rede e aprendemos a importância de um acolhimento bem criterioso e sério e agora estamos com novas estratégias de organização e de gestão das demandas.
Este é um espaço dedicado a compartilhar experiências relacionadas a agroecologia ou a permacultura urbana especialmente em nossa região que abriga várias iniciativas interessantes.
Convidamos a todos a conhecer a Rede Ecológica a conhecer nosso núcleo e nossa região e a criar novas redes!
(





Nenhum comentário:
Postar um comentário